segunda-feira, 4 de junho de 2012

Canceriano sem lar - Raul seixas





Clínica de Raul Seixas foi pioneira no uso de homeopatiaE-mail
       

                                                          Historia da música de Raul Seixas

A medicina antroposófica surgiu na Europa no início do século 20 e chegou ao Brasil, trazida por imigrantes alemães, no fim dos anos 1950. Além do diagnóstico tradicional – exames e radiografias –, os médicos que seguem essa linha também analisam a vitalidade, o desenvolvimento emocional e a história de vida de seus pacientes. Assim, a busca pela cura é individualizada e acontece a partir da restauração do equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Em 1969 foi inaugurada a primeira clínica antroposófica do País. Situada no Alto da Boa Vista, bairro da zona sul paulistana, a Clínica Tobias foi uma das primeiras a utilizar remédios homeopáticos para o tratamento de doenças. Feitos de substâncias vindas da natureza – plantas, minerais e até mesmo metais –, esses medicamentos são produzidos com técnicas de diluição e dinamização.

Um de seus oito leitos chegou a ser ocupado por Raul Seixas nos anos 1970, já que era o único lugar em que o Maluco Beleza aceitava ficar internado para desintoxicação. Lá, Raul escreveu a música Canceriano sem Lar, ou Clínica Tobias Blues. Na época, além da implementação dos tratamentos, a instituição também foi responsável pela formação de cerca de 80 médicos de diferentes regiões do Brasil.

A clínica funciona até hoje, mas a partir de 1993 passou a atuar apenas no atendimento ambulatorial. Os leitos para internação tornaram-se consultórios e passaram a ser oferecidos cursos de formação em medicina antroposófica e terapia artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário